Amamentação: como me preparar para ela?

Quando estamos grávidas, fazemos consultas pré-natais com frequência mensal, no início da gestação e à medida que o parto se aproxima, vamos nos encontrando cada vez mais com a/o obstetra que vai nos acompanhar. Durante a consulta, é normal que este profissional avalie as mamas. O que é muito comum, e não deveria ser, é a recomendação super desatualizada de preparo das mamas com buchas, cremes ou pomadas. E, como entusiasta da laserterapia, preciso registrar: esses dias fiquei surpresa com a venda de sessões de laser para preparo das mamas na gestação e com conteúdos programáticos de cursos da área prometendo protocolos para essa finalidade!

Frequentemente me pergutam se, por estar gestante, tenho usado o laser durante essa reta final para prevenir fissuras. A resposta é NÃO!

Sabe por que? Porque não há recomendação de que a mama seja preparada para a amamentação durante a gestação. Nosso corpo se encarrega disso sozinho. Qualquer intervenção pode mais atrapalhar que ajudar!

Durante a gestação, as glândulas de Montgomery (que parecem pequenas “espinhas” distribuídas por toda aréola) secretam uma mistura de suor e leite materno que funciona como proteção para as mamas, impedindo também a entrada de agentes patogênicos. Desta forma, esfregar buchas, por exemplo, retira a secreção natural que elas produzem. Colocar pomadas e cremes pode obstruí-las, formando cistos bastante dolorosos. Quanto ao laser, o argumento de que ele pode aumentar colágeno na região e prevenir fissuras não há qualquer respaldo em literatura e essa associação pode tirar o foco dos reais aspectos a serem observados.

E sobre o sol? Bom, como as glândulas de Montgomery são glândulas sebáceas modificadas, quando mais elas “suarem”, mais secreção vão produzir, e o sol pode ajudar neste processo. Mas lembre-se: não se martirize se não tiver como tomar sol, o corpo se adapta à dança hormonal e prepara as mamas, basta a gente permitir que ele faça isso e não interfira.

As glândulas (ou tubérculos) de Montgomery também desempenham um papel legal nos primeiros dias pós-parto: há um aumento de secreção de leite por ali, o que facilita que, mesmo mamando ainda sem muita prática, o bebê ingira mais leite. É fácil notar que logo após o parto essas glândulas estão bem grandes e inchadas e, a medida que a amamentação fica bem estabelecida, elas vão diminuindo de tamanho.

Então, resumindo, o melhor preparo para as mamas se resume em duas grandes coisas:

– evitar pomadas, cremes, óleos e buchas e lavar os seios somente com água, para que o sabonete não retire essa película protetora.

– preparar a cabeça para amamentar.

É claro que na consulta deve-se avaliar os seios e discutir questões pertinentes, como tipo de mamilo ou se há cirurgias na mama. Não existem mamilos impeditivos de amamentar, mas os verdadeiramente umbilicados são desafiadores, e a mãe sabendo disto pode se organizar para ter um acompanhamento com profissional capacitado no manejo (a consultora vai ser a melhor profissional) até o estabelecimento da mamada. A mesma coisa acontece com cirurgias de mamas: elas não são impeditivas de amamentar, mas sabe-se que redução de mama ou alterações na aréola podem comprometer volume e fluxo de leite e, neste caso, deve-se haver acompanhamento pós-parto.

Portanto, certifique-se de ter informação suficiente para evitar que pitacos interfiram na sua amamentação, tenha o telefone de uma consultora de aleitamento materno salvo no seu celular!

 

Bibliografia consultada

Doucet  et al., An overlooked aspect of the human breast: Areolar glands in relation with breastfeeding pattern, neonatal weight gain, and the dynamics of lactation. Early Human Development 88(2): 119-128. 2012.

Geddés, D.T. The anatomy of the lactating breast: Latest research and clinical implications. Infant, 3(2): 59 – 63. 2007

Schaal B., Doucet S., Sagot P., Hertling E., Soussignan R. Human breast areolae as scent organs: Morphological data and possible involvement in maternal-neonatal coadaptation. Dev Psychobiol 2005; 48: 100-10

 

Recommended Posts