Amamentação

Quais as vantagens do aleitamento no seio materno?

Além de todas as vantagens nutricionais e imunológicas, a prática do aleitamento em seio materno estimula o funcionamento adequado das estruturas da boca e da face. Mamar no peito fortalece a musculatura orofacial do bebê, diminuindo riscos de problemas futuros em funções importantes, tais como a respiração, mastigação, deglutição e fala. 

Por que alguns bebês têm dificuldade em sugar?

As dificuldades de sugar podem ocorrer devido a: ausência do reflexo de sucção; diminuição da força de sucção; incoordenação entre as ações de sugar, deglutir e respirar; posicionamento inadequado da mãe e/ou bebê; ausência de selamento (fechamento) dos lábios ao redor do bico do seio materno; e inadequada movimentação de língua e mandíbula durante a amamentação.

O que fazer quando a alimentação no seio materno não é possível?

Na impossibilidade de o bebê mamar diretamente no seio materno, o próprio leite materno ordenhado ou outro tipo de leite, recomendado pelo pediatra, pode ser oferecido de outra maneira.

Como alimentar um bebê com fissura labiopalatina?

Para amamentação de bebês com fissura de lábio, as orientações são as mesmas dadas para os bebês sem fissura. Grande parte dos bebês com fissura labial consegue ter aleitamento exclusivo no seio materno. Entretanto, nas fissuras de palato, algumas crianças necessitam de intervenção específica para indicação do melhor método de alimentação.

Perguntas frequentes e respostas retiradas diretamente do manual de FAQ sobre Motricidade Facial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais

Get Product Sample & Free Consultation With Our Experts

Maecenas imperdiet ac lacus ac convallis. In urna lorem, pellentesque id sagittis lacinia, vestibulum metus, vitae hendrerit.