Hábitos de Sucção e Mastigação

Por que a sucção de dedo e o uso de chupeta podem prejudicar meu filho?

Estes hábitos orais, dependendo das características faciais da criança e do tempo, duração e intensidade de ocorrência, poderão causar alterações no crescimento da face, problemas na posição dos dentes com mordida aberta anterior, problemas na musculatura orofacial, prejuízo nas funções de respiração, mastigação e deglutição e distorções na fala, como o ceceio anterior (colocação da língua entre os dentes). A chupeta acalma o bebê, sobretudo porque satisfaz a necessidade de sugar. Porém, com a amamentação no seio materno, essa necessidade de sucção é suprida com o tempo.

Por que algumas crianças pequenas só gostam de comer alimentos bem macios?

A preferência por alimentos macios pode estar relacionada à redução da força dos músculos da mastigação. Algumas crianças preferem alimentos com esse tipo de consistência porque assim não necessitam fazer um grande trabalho mastigatório. Devemos estimular a alimentação com diferentes consistências desde cedo, como forma de fortalecer a musculatura orofacial e proporcionar o desenvolvimento harmonioso da face. 

Mastigar de um lado só pode ser prejudicial?

Sim. Ao mastigar somente de um lado, também trabalhamos os músculos de apenas um lado do rosto. Isso faz com que haja uma assimetria facial com o passar do tempo. Além disso, a mordida pode ficar alterada e a articulação temporomandibular (articulação que une a mandíbula ao crânio e permite que a boca se abra e feche) do lado oposto ao da mastigação pode sofrer uma sobrecarga.

Perguntas frequentes e respostas retiradas diretamente do manual de FAQ sobre Motricidade Facial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais

Get Product Sample & Free Consultation With Our Experts

Maecenas imperdiet ac lacus ac convallis. In urna lorem, pellentesque id sagittis lacinia, vestibulum metus, vitae hendrerit.