Quando estamos grávidas, fazemos consultas pré-natais com frequência mensal, no início da gestação e à medida que o parto se aproxima, vamos nos encontrando cada vez mais com a/o obstetra que vai nos acompanhar. Durante a consulta, é normal que este profissional avalie as mamas. O que é muito comum, e não deveria ser, é a recomendação super desatualizada de preparo das mamas com buchas, cremes ou pomadas. E, como entusiasta da laserterapia, preciso registrar: esses dias fiquei surpresa com a venda de sessões de laser para preparo das mamas na gestação e com conteúdos programáticos de cursos da área prometendo protocolos para essa finalidade!
Frequentemente me pergutam se, por estar gestante, tenho usado o laser durante essa reta final para prevenir fissuras. A resposta é NÃO!
Sabe por que? Porque não há recomendação de que a mama seja preparada para a amamentação durante a gestação. Nosso corpo se encarrega disso sozinho. Qualquer intervenção pode mais atrapalhar que ajudar!
Durante a gestação, as glândulas de Montgomery (que parecem pequenas “espinhas” distribuídas por toda aréola) secretam uma mistura de suor e leite materno que funciona como proteção para as mamas, impedindo também a entrada de agentes patogênicos. Desta forma, esfregar buchas, por exemplo, retira a secreção natural que elas produzem. Colocar pomadas e cremes pode obstruí-las, formando cistos bastante dolorosos. Quanto ao laser, o argumento de que ele pode aumentar colágeno na região e prevenir fissuras não há qualquer respaldo em literatura e essa associação pode tirar o foco dos reais aspectos a serem observados.
E sobre o sol? Bom, como as glândulas de Montgomery são glândulas sebáceas modificadas, quando mais elas “suarem”, mais secreção vão produzir, e o sol pode ajudar neste processo. Mas lembre-se: não se martirize se não tiver como tomar sol, o corpo se adapta à dança hormonal e prepara as mamas, basta a gente permitir que ele faça isso e não interfira.
As glândulas (ou tubérculos) de Montgomery também desempenham um papel legal nos primeiros dias pós-parto: há um aumento de secreção de leite por ali, o que facilita que, mesmo mamando ainda sem muita prática, o bebê ingira mais leite. É fácil notar que logo após o parto essas glândulas estão bem grandes e inchadas e, a medida que a amamentação fica bem estabelecida, elas vão diminuindo de tamanho.
Então, resumindo, o melhor preparo para as mamas se resume em duas grandes coisas:
– evitar pomadas, cremes, óleos e buchas e lavar os seios somente com água, para que o sabonete não retire essa película protetora.
– preparar a cabeça para amamentar.
É claro que na consulta deve-se avaliar os seios e discutir questões pertinentes, como tipo de mamilo ou se há cirurgias na mama. Não existem mamilos impeditivos de amamentar, mas os verdadeiramente umbilicados são desafiadores, e a mãe sabendo disto pode se organizar para ter um acompanhamento com profissional capacitado no manejo (a consultora vai ser a melhor profissional) até o estabelecimento da mamada. A mesma coisa acontece com cirurgias de mamas: elas não são impeditivas de amamentar, mas sabe-se que redução de mama ou alterações na aréola podem comprometer volume e fluxo de leite e, neste caso, deve-se haver acompanhamento pós-parto.
Portanto, certifique-se de ter informação suficiente para evitar que pitacos interfiram na sua amamentação, tenha o telefone de uma consultora de aleitamento materno salvo no seu celular!
Bibliografia consultada
Doucet et al., An overlooked aspect of the human breast: Areolar glands in relation with breastfeeding pattern, neonatal weight gain, and the dynamics of lactation. Early Human Development 88(2): 119-128. 2012.
Geddés, D.T. The anatomy of the lactating breast: Latest research and clinical implications. Infant, 3(2): 59 – 63. 2007
Schaal B., Doucet S., Sagot P., Hertling E., Soussignan R. Human breast areolae as scent organs: Morphological data and possible involvement in maternal-neonatal coadaptation. Dev Psychobiol 2005; 48: 100-10
3 respostas
Amei seu blog 🙂 Parabéns!!!
muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.
muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.